sábado, 15 de outubro de 2011

Dialogando sobre redes sociais

Atualmente vivenciamos a era da tecnologia da informação, que exige da educação agregá-la ao processo de ensino-aprendizagem, porém, o sucesso dessa nova realidade dependerá do profissional da área que precisa ser competente, inovador, humano e solidário.
A tecnologia tem um papel fundamental no ensino e para que a nova forma de ensinar e aprender continue dando certo, é necessário que professor e aluno estejam integrados e direcionados para um mesmo fim, ou seja, o novo modelo de educação, consciente de que a tecnologia é um mecanismo que pode facilitar o desenvolvimento não somente do aluno como também do professor. 
Entendemos que nessa era do conhecimento é preciso que o professor seja flexível e que aprenda a dominar todas as ferramentas tecnólogicas para que possa inserir esse conhecimento nas suas aulas.
Nesse contexto que estamos vivenciando e, inseridos nas redes sociais apresentadas não somente na sala de aula, mas também no nosso ambiente de trabalho e na nossa vida social, entendemos que a revolução tecnológica vem contribuindo sobremodo para as questões educacionais. Hoje em dia, já é possível ministrar aulas utilizando essas ferramentas.
O professor deve ser mediador entre os alunos e as mídias sociais, orientando-os e direcionando-os sobre o que é útil e o que não é. Além disso as aulas se tornam mais prazerosas e lúdicas, facilitando a compreensão e o aprimoramento dos alunos.
As novas tecnologias aplicadas à educação facilitam a interação entre professor e aluno, pois o contato pode se dar em qualquer lugar e a qualquer hora. Atualmente o indivíduo pode não somente usar essa ferramenta como forma de aprendizagem, mas também como um meio de viajar pelo mundo, conhecer lugares, interagir com outras pessoas, conhecer outras culturas. Para a internet não há barreiras e nem limites.
Em relação às discussões debatidas no nosso curso, podemos verificar que houve um aproveitamento de ideias e também como proceder em sala de aula utilizando as redes sociais. Exemplos: Aprendemos a criar blogs, criar perfis em diversas redes, utilizar vídeos para ministrar aulas.
Observamos que desde o início das apresentações, alguns alunos não tinham conhecimento das diversas redes que foram apresentadas. Dessa forma os seminários foram de grande relevância para o nosso aprimoramento pessoal.
O que podemos depreender sobre a tecnologia e a educação é que precisamos de professores abertos a novos métodos e técnicas e com vontade de se adaptarem à essa nova realidade para despertar no aluno o interesse pelo ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário