sábado, 15 de outubro de 2011

Dialogando sobre redes sociais

Atualmente vivenciamos a era da tecnologia da informação, que exige da educação agregá-la ao processo de ensino-aprendizagem, porém, o sucesso dessa nova realidade dependerá do profissional da área que precisa ser competente, inovador, humano e solidário.
A tecnologia tem um papel fundamental no ensino e para que a nova forma de ensinar e aprender continue dando certo, é necessário que professor e aluno estejam integrados e direcionados para um mesmo fim, ou seja, o novo modelo de educação, consciente de que a tecnologia é um mecanismo que pode facilitar o desenvolvimento não somente do aluno como também do professor. 
Entendemos que nessa era do conhecimento é preciso que o professor seja flexível e que aprenda a dominar todas as ferramentas tecnólogicas para que possa inserir esse conhecimento nas suas aulas.
Nesse contexto que estamos vivenciando e, inseridos nas redes sociais apresentadas não somente na sala de aula, mas também no nosso ambiente de trabalho e na nossa vida social, entendemos que a revolução tecnológica vem contribuindo sobremodo para as questões educacionais. Hoje em dia, já é possível ministrar aulas utilizando essas ferramentas.
O professor deve ser mediador entre os alunos e as mídias sociais, orientando-os e direcionando-os sobre o que é útil e o que não é. Além disso as aulas se tornam mais prazerosas e lúdicas, facilitando a compreensão e o aprimoramento dos alunos.
As novas tecnologias aplicadas à educação facilitam a interação entre professor e aluno, pois o contato pode se dar em qualquer lugar e a qualquer hora. Atualmente o indivíduo pode não somente usar essa ferramenta como forma de aprendizagem, mas também como um meio de viajar pelo mundo, conhecer lugares, interagir com outras pessoas, conhecer outras culturas. Para a internet não há barreiras e nem limites.
Em relação às discussões debatidas no nosso curso, podemos verificar que houve um aproveitamento de ideias e também como proceder em sala de aula utilizando as redes sociais. Exemplos: Aprendemos a criar blogs, criar perfis em diversas redes, utilizar vídeos para ministrar aulas.
Observamos que desde o início das apresentações, alguns alunos não tinham conhecimento das diversas redes que foram apresentadas. Dessa forma os seminários foram de grande relevância para o nosso aprimoramento pessoal.
O que podemos depreender sobre a tecnologia e a educação é que precisamos de professores abertos a novos métodos e técnicas e com vontade de se adaptarem à essa nova realidade para despertar no aluno o interesse pelo ensino e aprendizagem.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

"O livro é um animal vivo."


Aristóteles

Como ler livros online no Livreiro

Sempre que um livro está disponível para ser lido online no Livreiro, aparece na página dele, embaixo da imagem da capa, a opção "Ler este livro", em azul. Para ler basta clicar em cima desse link, que o livro será aberto numa janela em sua tela.

Para conhecer os títulos disponíveis para leitura integral no Livreiro ou para degustação (apenas alguns trechos do livro disponíveis). Você deve acessar a página Livros, e depois clicar na aba Ler online.

Assista o vídeo-tutorial abaixo para saber todos os passos da leitura online no Livreiro

Fonte: O Livreiro

Dica de leitura

Livro: A análise literária
Autor: Massaud Moisés
Editora: Cultrix

Este livro visa a oferecer àqueles que se iniciam  no estudo da Literatura, um roteiro capaz de orientá-los no desenvolvimento de suas aptidões para o deslinde e compreensão do texto literário. Para tanto , em vez de impor-lhes esquemas ou fórmulas tanto mais simplistas quanto inócuas, cuida de encaminhá-los progressivamente das noções teóricas gerais à prática da análise, adestrando-lhes a inteligência e a sensibilidade para a captação do que o texto possa oferecer de singular e diferencial. O livro traz os seguintes temas - Limites da análise literária; princípios gerais de análise literária - Análise de texto poético, análise de texto em prosa e análise de texto teatral.

Desconto na livraria cultura

Ótima notícia!
Os usuários do Livreiro podem fazer compras no site da Livraria Cultura com 10% de desconto.
Confiram, no vídeo abaixo, o passo-a-passo da compra com desconto no site da Livraria cultura e aproveitem!


Fonte: O Livreiro

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quizz

Que tipo de leitor você é?

Descubra como é sua relação com os livros e qual é seu perfil como leitor.

Amigos do Livreiro

Os amigos do Livreiro são pessoas que se encantaram com a missão tão sonhadora e tão ambiciosa de ajudar o Brasil a ler mais. Acreditaram desde o primeiro momento que incentivar o hábito de leitura, independentemente do gosto pessoal ou da idade , era uma causa difícil, mas possível de ser sonhada.

Entre os amigos do Livreiro destacam-se os escritores Luís Fernando Veríssimo, Milton Hatoum, Edney Silvestre e Thalita Rebolças.

Fonte: O Livreiro

Tour virtual

Prólogo

Este blog foi criado principalmente, para falarmos e debatermos sobre uma rede social que tem crescido sobremaneira nestes últimos tempos, e que vem angariando um grande número de adeptos.

O Livreiro é uma rede social dedicada aos amantes da leitura e da cultura. É o ponto de encontro para a troca de ideias com amigos e para conhecer pessoas, escritores e obras, fazer novas amizades, debater assuntos divertidos e interessantes e inspirar-se, fazendo uma viagem pelo mundo literário.

O Livreiro tem muita vontade de incentivar mais gente a ler, e a ler mais.

No Livreiro há lugar para debates e contribuições dos participantes sobre todo o tipo de livro: os romances, os de poesia, história, música, tecnologia, comportamento, quadrinhos, filosofia, gastronomia, ficção, não-ficção, os clássicos... e o que mais pintar. E também muito espaço para trocar ideias e colaborar com conteúdo sobre diversos outros assuntos, principalmente os que estão ligados direta e indiretamente ao universo dos livros.

 Fonte: O Livreiro